A Patologia do Sono tem tido uma prevalência crescente nos últimos anos, com destaque para a apneia do sono e a roncopatia, muito associadas à obesidade, e para as insónias, associadas a várias patologias, nomeadamente as neuropsiquiátricas.
As parassónias, as hipersónias, os distúrbios de movimentos durante o sono, os distúrbios do ritmo circadiano e a privação do sono são também exemplos de distúrbios do sono cuja prevalência também tem vindo a aumentar.
A patologia do sono apresenta importantes repercussões na saúde física e psíquica do doente, podendo, por exemplo, a apneia do sono, quando não tratada, conduzir à hipertensão arterial noturna e/ou resistente à terapêutica, à patologia cardiovascular, à diabetes mellitus, a alterações do humor, da concentração e da memória, a problemas hormonais e oncológicos, à sonolência diurna excessiva, à irritabilidade e ao atraso no crescimento e na cognição, no caso das crianças, e ainda ao aumento da morbilidade materno-infantil, no caso das grávidas.
Por conseguinte, o diagnóstico e o tratamento precoces dos distúrbios do sono mostram-se extremamente importantes para evitar ou minimizar essas consequências e dar uma melhor qualidade de vida e uma maior sobrevida aos doentes, desempenhando, assim, a Medicina do Sono – que tem como objetivo prestar cuidados de excelência aos doentes com patologia do sono, através do diagnóstico, tratamento e seguimento multidisciplinar em estreita relação com as várias especialidades – um papel de extrema relevância.
Dra. Inês Gonçalves (ver biografia)
Especialidade: Pneumologia
Áreas de Diferenciação: Patologia respiratória; Patologia do sono; Desabituação tabágica
Exames diagnósticos em pneumologia: estudo de função respiratória, estudos do sono, actigrafia, oximetria e prova de marcha.
Idiomas Estrangeiros: Inglês
Formação Académica
1997 - Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa;
1998-1999 – Internato Geral – Hospital de S. Francisco Xavier; e Pós-graduação em clínica das doenças tropicais e parasitologia médica;
2007 – Assistente hospitalar de Pneumologia;
2015 – Assistente Graduada de Pneumologia;
2022 – Pós Graduação em gestão em saúde-ISCTE.
Atividade Clínica
2000 – Médica eventual no Serviço de Medicina do Hospital de São Francisco Xavier;
2001-2006 – Internato complementar de Pneumologia -Hospital de Santa Maria;
2007 – Grau de especialista em Pneumologia;
2008-2020 – Pneumologista no Centro Universitário hospitalar lisboa Central;
2008 – Pneumologista no Hospital da luz-Clínica de Oeiras;
2009 – Assistente convidada da Faculdade de Ciências médicas;
2009-2021 – Pneumologista no Hospital da luz-Centro clínico de Amadora.
Atividade Científica
2001 - Membro da sociedade Portuguesa de Pneumologia; e Sócia da sociedade europeia de Pneumologia;
2006 – Galardoada com o “Prémio Formação em Pneumologia” da Sociedade Portuguesa de Pneumologia / Glaxo Smith Kline, pelo trabalho “Pulmão e Gravidez” ;
Desde 2015 – Membro da direção do colégio de especialidade de Pneumologia da ordem dos médicos;
2016 - Participação na revisão do programa de formação em Pneumologia;
2018 – Participação na atualização das normas de orientação clínica (NOC) sobre DPOC e orientação técnica de espirometria.
2020 – Certificação do sono em crianças e adolescentes; Competência em Medicina do sono pela Ordem dos Médicos e “Somnologist Expert in sleep medicine” pela Sociedade Europeia do Sono;
Desde 2020 – Sócia da sociedade europeia do sono;
Participação em júri do exame de término de especialidade de pneumologia e de consultor de pneumologia e noutros concursos médicos;
Autora e coautora de vários trabalhos científicos nacionais e internacionais e publicações em revistas e livros.