A Neuropsicologia Clínica (do adulto) é uma área de especialização da psicologia clínica que avalia e reabilita doentes que tenham sofrido lesões cerebrais (ex. Acidentes Vasculares Cerebrais e Traumatismos crânio-encefálicos) ou que apresentem certas Doenças Neurológicas e Psiquiátricas (ex. Demências; Parkinson; Depressão Major; Doenças Bipolar; Psicose Esquizofrénicas, entres outras) que originam disfunções cognitivas.
A Neuropsicologia Clínica dedica-se ao estudo da interação entre o Cérebro e as suas Funções Nervosas Superiores (a Memoria, a Atenção e Concentração, a Linguagem, o Pensamento Lógico e Abstrato, o Raciocínio e o Cálculo Mental, a capacidade de Planeamento e as Funções Executivas), investigando a relação existente entre determinada área do Cérebro lesionada ou com defeito Funcional e o aparecimento de uma alteração patológica específica do foro Cognitivo, Emocional e Comportamental da pessoa. É um tipo de intervenção articulada com a família ou prestadores de cuidados do paciente tendo em consideração o seu contexto social e cultural. Este tipo de intervenção é comparável a um Exame Complementar de Diagnóstico, podendo integrar-se na fase de diagnóstico e/ou de decisão terapêutica do seu médico assistente (Médico de Família, Neurologista, Psiquiatra ou outro…) e essencial num processo de Reabilitação Cognitiva. É um tipo de Consulta muito útil e requerida, ainda, em processos médico-legais, como os pedidos de Reforma e Atestados de Incapacidade mental.
Avaliação Psicológica:
A Avaliação Neuropsicológica desenvolve-se entre 2 a 3 tempos de aproximadamente 50 minutos cada. Constitui-se de provas funcionais, na maioria dos casos muito simples, mas que podem apresentar uma complexidade progressiva. Também é avaliado o grau de capacidade Funcional que a pessoa apresenta no desempenho das suas Atividades de Vida Diária, dificuldades que sinta no desempenho da sua Atividade Profissional e, também, os tipos de recursos familiar e social de que dispõe para gerir as suas alterações neuropsicológicas.
Para levar a cabo o exame com objetividade e segurança no diagnóstico recomenda-se:
- Repouso;
- Evitar situações causadoras de ansiedade / stress;
- Cumprimento estrito das indicações do seu médico assistente relativamente à toma da sua medicação.
No dia do exame deve:
- Fazer as suas refeições habituais (não vir em jejum);
- Trazer as próteses oculares (óculos) e/ou auditivas se necessitar.
- No caso de se sentir doente ou indisposto em consequência de qualquer outro problema de saúde, não deverá comparecer nesse dia à Avaliação Neuropsicológica, devendo entrar em contato com os respetivos serviços para remarcar o seu exame.
Reabilitação Cognitiva:
Este tipo de intervenção vem no seguimento de uma Avaliação Neuropsicológica na medida em que se estabelecesse, consoante o diagnóstico, um plano de Reabilitação Cognitiva adaptado às necessidades de cada pessoa, cujo objectivo é melhorar os défices ou alterações cognitivas observadas, visando estabilizar o mais possível as perdas funcionais da pessoa, optimizando os seus recursos mentais conservados, para que se sinta mais autónoma e com melhor qualidade de vida. A implementação de um programa de Reabilitação Cognitiva é sempre articulado com a família da pessoa, ou seus prestadores de cuidados, bem como, integrado no seu seu contexto social e cultural.
Acompanhamento Neuropsicológico:
Também poderão ser realizadas sessões pontuais de com o objectivo de se esclarecerem a origem de determinadas alterações cognitivas ou comportamentais observadas pela pessoa ou pelos seus familiares são. Este tipo de consultas também servem como controlo evolutivo para algum tipo de sintomas ou sinais estranhos que possam surgir na pessoa.
São diversas as Etiologias que poderão levar a um pedido específico de Consulta de Neuropsicologia, sendo as principais:
Do Foro Neurológico:
- Dificuldades progressivas de Memória, Concentração e/ou Atenção;
- Síndromes Confusionais;
- Doenças Neurodegenerativas (ex.: Demências; Parkinson; Afasias Progressivas; Doenças Desmielinizantes; Esclerose Múltipla)
- Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs’s);
- Traumatismos Cranianos – Encefálicos (TCE’s)
- Doenças do Movimento (ex.: Ataxia Cerebelosa);
- Quadros Neurológicos mais atípicos (ex. Coreia de Huntington; Gilles de la Tourette; Guillian Barret).
Do Foro Psiquiátrico:
- Síndromes de Descompensação Psíquica Aguda / Confusionais;
- Depressões Major;
- Doença Bipolar;
- Psicose Esquizofrénica / Induzida por Substâncias;
Outras:
- Situações/Casos Médico Legais;
- Pedidos de Reforma por invalidez ou incapacidade de Trabalho;
Dr. André M. Carvalho (ver biografia)
Especialidade: Psicologia Clínica e da Saúde // Neuropsicologia e Psicogerontologia
Áreas de Diferenciação: Doenças Cognitivas Neurodegenerativas e Demências, AVCs, TCEs, Saúde Mental e Reabilitação Cognitiva no Adulto/Idoso, Avaliação Neuropsicológica das Funções Nervosas Superiores; Cuidados Continuados e Paliativos, Neurociências Clínicas e Investigação.
Unidades de Saúde: Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca (HFF, Amadora – Sintra)
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 9786
https//linkedin.com/in/andré-m-carvalho-msc-28b6991b
O EXAME NEUROPSICOLÓGICO NO ADULTO E NO IDOSO
Formação Académica e Profissional
- Investigador no HFF em Ensaios Clínicos na Doença de Alzheimer e em Estudos de Doenças do Movimento e Deterioração Cognitiva no Adulto – Unidade de Investigação; S. Neurologia e S. Psiquiatria (desde 2008).
- Doutorando em Neurociências (fase experimental) no Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (Fisiologia/CAFLab) / Faculdade de Medicina de Lisboa em parceria com a FCUL-IBEB (em curso).
- Mestrado em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2016-2019).
- Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos pelo ISPA (2010-2011).
- Licenciatura pré-Bolonha (2001-2006) e Mestrado pós-Bolonha em Psicologia Clínica – área Psicopatologia Cognitiva e Neuropsicologia pelo ISPA (2007-2009).
Atividade Clínica
Desde 2014/2015 – Docente convidado em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica do Adulto e do Idoso no ISPA-DFA
Em 2012 e 2013 – Co-Coordenação de Unidade de Neuroestimulação em Demência e Lesão Cerebral no Hosp. do Mar, ESS
Em 2012 – Docente convidado em Envelhecimento e Qualidade de Vida na ESTeSL-IPL
Desde Jan. 2012 – Coordenador-Técnico de Unidade de Neuroestimulação, no Hospital do Mar
Desde Jan. 2011 – Responsável pela Consulta de Neuropsicologia (em ambulatório e internamento), no Hospital dos Lusíadas, HPP
De 2008 a 2015 – Docente convidado em Neurociências na ESDRM-IPS
Desde Fev. 2008 - Professor Assistente e Regente de UC. NEUROCIÊNCIAS na ESDRM – Instituto Politécnico de Santarém (IPS)
Desde 2008 – Investigador em Ensaios Clínicos no estudo da Doença de Alzheimer no Serv. de Neurologia do HFF
Desde Dez. 2006 – Assistente de Psicologia – Neuropsicologia, no HFF, Amadora – Sintra
Desde 2005 – Investigador convidado de Ensaios Clínicos na área das Demências/Défice Cognitivo, Serviço de Neurologia, no HFF, Amadora – Sintra
Atividades Complementares
- Avaliações Neuropsicológicas das Funções Nervosas Superiores de doentes Neurológicos e Psiquiátricos adultos e idosos;
- Reabilitação Cognitiva de doentes Neurológicos e Psiquiátricos;
- Apoio e Ensino aos familiares no acompanhamento do doente neurológico no âmbito dos Cuidados Continuados e Paliativos;
- Áreas de maior interesse no Diagnóstico: Doença de Alzhmeir e Parhinson, Demências Vasculares e Mistas, Défice Cognitivo Ligeiro (MCI), Traumatismos Crânio-Encefálicos;
- Área de interesse no acompanhamento não-farmacológico: Reabilitação Cognitiva na Demência.